Esse procedimento cirúrgico que oferece benefícios estéticos, funcionais e emocionais, aumentando a autoestima e qualidade de vida do paciente em diversos aspectos. Seja através da respiração, embelezamento e harmonização da face.
Entenda os principais passos da sua jornada com a Rinoplastia
O objetivo da consulta de avaliação é conhecer melhor o paciente e entender mais o que ele espera da cirurgia.
Na consulta, além dessa conversa de alinhamento, o Dr. Edson Fernandes vai analisar a estrutura do nariz, sentindo como está a cavidade nasal, verificando se a pele do nariz é grossa ou fina e qual será a melhor técnica para utilizar. Também será verificado a necessidade de alguma correção funcional como desvio de septo, por exemplo – que é algo que pode se resolvido em uma cirurgia só em conjunto com a Rinoplastia estética.
Com essa avaliação, será possível dizer o que poderá e o que não poderá ser feito no nariz do paciente, a partir do que a estrutura dele permite.
Com isso, já será possível montar um planejamento cirúrgico para que seja possível alcançar um resultado harmônico e proporcional à face e identidade de cada um.
Somente depois dessa consulta que poderá ser feito o orçamento da rinoplastia, pois o investimento vai depender bastante da complexidade da cirurgia.
Por isso, nunca passamos valores antes dela por telefone e outros meios.
Depois disso tudo, o paciente terá dado um grande passo para realizar esse sonho e também terá algo mais concreto em mãos para tomar essa decisão.
Após a consulta da avaliação, o passo seguinte da Jornada da Rinoplastia é o Planejamento Cirúrgico. Através deste planejamento o paciente fica sabendo de tudo que vai acontecer no dia da cirurgia, qual será a anestesia, o acesso e a técnica utilizada. Este também é um momento para esclarecer as últimas dúvidas caso tenha.
Nesta etapa são definidos pontos importantes como:
Definição do tipo de cirurgia que será realizada (Rinoplastia Aberta ou Fechada), e se haverá necessidade de uma cirurgia funcional como a Septoplastia ou a Turbinectomia.
Será definido também se a Rinoplastia deverá ser realizada com a técnica estruturada com a utilização de enxertos de cartilagem.
Solicitação e Realização dos exames pré-operatórios que serão imprescindíveis para a realização de qualquer procedimento.
Serão realizadas as fotos pré-operatórias em estúdio fotográfico do hospital. Além de manter um arquivo do paciente para comparação do resultado posteriormente, as fotos ajudam o médico no planejamento.
O cirurgião define com o paciente as mudanças que serão realizadas no nariz – ajustes no tamanho, dorso, ponta, etc. Tudo será registrado para análise durante a evolução pós cirurgia.
Há também a consulta com o anestesista para avaliação e apresentação dos exames. Garantir que a saúde esteja em dia para a realização do procedimento é fundamental.
Além da importância técnica do planejamento cirúrgico, há também a importância do alinhamento de expectativas entre o que o paciente espera do resultado e o que o cirurgião poderá realizar.
A seguir você poderá conferir alguns vídeos essenciais, que trazem detalhes sobre como será o dia da sua cirurgia de rinoplastia realizada pelo Dr. Edson Fernandes.
Nesses vídeos, o médico especialista aborda o passo-a-passo do dia da internação, as orientações pré-operatórias, como será a anestesia aplicada para o procedimento e o tempo de duração da cirurgia.
A etapa do pós-operatório é muito importante para o resultado final da sua cirurgia, por isso você deve seguir atentamente todos os cuidados orientados pelo cirurgião, esta é uma forma de garantir a melhor recuperação.
Nas primeiras 48 horas após a cirurgia, o repouso é fundamental.
Compressas geladas com a máscara de gel são essenciais..
Assoar o nariz somente após 3 dias e sem muito esforço.
O paciente pode comer e beber o que quiser. Não existe restrição alimentar, mas é importante manter hábitos e alimentações saudáveis, evitando assim qualquer tipo de mal-estar ou indisposição gástrica.
Evitar qualquer esporte físico por duas semanas. Atividade física rigorosa, exercícios físicos intensos ou os que envolvem contato físico ou risco de contato físico devem ser evitados por um mês. Os exercícios que podem causar impacto ou queda, como esportes com bola e artes marciais, devem ser suspendidos por 6 meses.
O cigarro é responsável por comprometer a cicatrização, aumentar edemas e sangramentos. Por isso, recomenda-se aos pacientes fumantes que fiquem pelo menos 30 dias após a cirurgia sem fumar.
É necessário esperar 60 dias para se expor ao sol, e ao sair nesse período é indispensável o uso de protetor solar. Essa recomendação é feita com o intuito de evitar maior inchaço do nariz devido ao calor. Praia e piscina com exposição direta ao sol somente usando chapéu ou boné.
O uso de óculos (sol ou grau) está vetado nas primeiras 4 semanas, pois o peso da armação sobre o dorso nasal pode prejudicar sua recuperação e resultado da cirurgia.
Agende sua consulta de Avaliação com o Dr. Edson Fernandes e aproveite a oportunidade para planejar todos os pontos importantes da sua Rinoplastia.
Mestrado em Ciências da Saúde;
UFG - Chefe serviço de otorrino;
Hospital Alberto Rassi HGG Otorrino: Rinoplastia e Plástica facial.
"É muito gratificante poder com a cirurgia melhorar a vida dos meus pacientes!!"
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência Médica em Otorrinolaringologia pela Universidade Federal de Goiás;
- Preceptor da residência de Otorrinolaringologia do Hospital Geral de Goiânia – HGG;
- Preceptor da Residência de Otorrinolaringologia do Centro de Readaptação e Reabilitação do Henrique Santilo – CRER.
Assim é possível ter um resultado natural, desenvolvendo qualidade de vida e autoestima. Conheça a Rinoplastia!
Geralmente, o paciente fica internado de seis a oito horas após o procedimento. Em alguns casos específicos, a internação pode perdurar até o dia seguinte.
Na maioria dos casos, a anestesia utilizada é a geral, por ser considerada mais segura e confortável tanto para o paciente, quanto para o cirurgião. É preciso lembrar que o paciente segue monitorado pelo médico anestesista durante todo o procedimento e que um pré-operatório bem feito é fundamental para garantir o bem estar do paciente no momento da cirurgia.
A rinoplastia fechada é tida como a primeira técnica cirúrgica utilizada para os procedimentos voltados para o nariz. Ainda utilizada por alguns profissionais para alterações mais sutis, o nariz é moldado através de incisões intranasais.
Essa técnica não dá ao cirurgião 100% da visão total do que está sendo feito, por isso, a rinoplastia aberta – técnica proposta por Rethi em 1921 – é a opção da maioria dos cirurgiões especializados no procedimento.
A rinoplastia aberta deixa toda a estrutura nasal exposta, permitindo ao cirurgião que faça o que for necessário – remodelação, remoção ou acréscimo de tecidos e cartilagem – de forma mais assertiva.
Uma das principais dúvidas dos candidatos à rinoplastia é sobre os desconfortos respiratórios após o procedimento. É preciso dizer que no pós-operatório imediato haverá sim um incômodo causado pelo edema e também pelos splints nasais. No entanto, essa é uma condição passageira e entre sete e dez dias o paciente volta a respirar normalmente pelo nariz.
Quando a cirurgia termina, são colocados os splints nasais – tubo de silicone posicionado no interior do nariz para dar sustentação. As incisões são protegidas com micropore e aquaplastic. Atualmente, poucos cirurgiões utilizam o tampão – motivo de receio da maior parte dos candidatos.
A dor é um dos principais pontos questionados na primeira consulta de um candidato à rinoplastia. Mesmo que seja uma questão relativa, a dor do pós-operatório de uma cirurgia de nariz é considerada leve e suportável, facilmente controlada com os analgésicos prescritos pelo cirurgião.
Candidatos de 15 anos já podem ser submetidos a uma rinoplastia, podendo haver exceções. É preciso analisar o período de crescimento e a maturidade do paciente.
Quando o paciente é visto de perfil, o resultado pode ser observado em torno de três meses após o procedimento. Entre oito e doze meses de cirurgia, quando o edema cede por completo, é possível perceber o resultado final.
Toda cirurgia envolve riscos e complicações e com a rinoplastia não é diferente. Apesar de raros, episódios de sangramento e infecções podem acontecer. Esses quadros são facilmente resolvidos com antibióticos (para as infecções) e um pré-operatório bem feito, que poderá indicar alguma dificuldade do corpo para a coagulação sanguínea.
É preciso estar atento e entrar em contato com o cirurgião caso algo esteja fora do previsto, dentro das orientações passadas por ele e sua equipe.
O pós-operatório de uma rinoplastia costuma ser bem tranquilo, exigindo do paciente um repouso moderado, compressas no local e lavagens com soro fisiológico. Alguns cuidados adicionais precisam ser tomados, como por exemplo:
O paciente deve ter ciência de que seguir as orientações passadas por seu cirurgião é fundamental para que o resultado seja preservado e, claro, sua saúde também.
As dúvidas aqui listadas foram um compilado do que costumamos receber por meio de nossas redes sociais. O cirurgião responsável por sua rinoplastia, no ato da primeira consulta, deverá esclarecer todas as suas perguntas relacionadas ao procedimento e ao que a ele está relacionado.
O conhecimento acerca de qualquer procedimento médico pelo qual você deseja passar é fundamental para a tomada de decisão. Não volte para casa com dúvidas. Você tem direito às respostas que estão relacionadas à sua cirurgia.