Com quantos anos pode fazer rinoplastia? Descubra agora!

Com quantos anos pode fazer rinoplastia
  • 05.10.2023
  • |
  • Por: administrador

Com quantos anos pode fazer rinoplastia? Descubra agora!

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico para alterar a aparência do nariz. Mas você sabe com quantos anos pode fazer rinoplastia? Essa é uma dúvida comum entre jovens adolescentes ou mesmo pais desses jovens quando percebem que o filho ou filha se incomoda com o nariz. 

Em tempos de vida digital, a procura por procedimentos estéticos tem ficado cada vez maior. Em se tratando da cirurgia do nariz, o famoso “efeito selfie” deixa ainda mais a sua marca com os filtros de plataformas digitais, como o Instagram, muito usada por adolescentes, fase em que a autopercepção da imagem ainda está em construção. 

A rinoplastia é um tipo cirúrgico considerado pouco complexo e é indicada para quase todo mundo. Mas assim como todo procedimento requer algumas observações, entre elas a idade mínima para a sua realização. 

Vamos falar um pouco mais sobre a idade ideal para fazer rinoplastia? Continue por aqui!

Com quantos anos pode fazer rinoplastia?

Antes de mais nada, a primeira coisa que se precisa saber é que não deve ser feita  a rinoplastia ainda na infância. Mesmo que a criança já tenha alguma consciência de que não se sente confortável com a aparência do nariz e, até mesmo sofra algum tipo de bullying, é preciso ter cautela e aguardar a fase ideal. 

Isso porque entre a infância e adolescência o corpo ainda está se desenvolvendo, sendo assim, não faz sentido alterar uma estrutura anatômica que ainda sofrerá modificação. O máximo que poderia acontecer seria uma nova frustração depois de mais velho. 

Portanto, a rinoplastia só pode ser feita depois que o crescimento facial estiver completo. É claro que isso varia de organismo para organismo e, inclusive, entre homens e mulheres. Estas últimas costumam ter uma maturação do desenvolvimento mais rápido, mas, via de regra, recomenda-se fazer a cirurgia no nariz a partir dos 15 anos de idade. 

Ainda, para as meninas, o ideal é esperar a primeira menstruação, quando o desenvolvimento facial e corporal já está completo.  

Veja também: O que é rinoplastia: conheça a técnica e as indicações!

Com quantos anos pode fazer rinoplastia masculina?

Você viu que a idade mínima para fazer rinoplastia varia de acordo com o desenvolvimento facial de meninos e meninas, mas a verdade é que a rinoplastia nos meninos deve ser um pouco mais tardia, sendo aconselhada a partir dos 17 anos de idade, quando acontece o estirão de crescimento.

Ou seja, é a partir dessa idade que ossos e cartilagem nos meninos já estão devidamente formados e não acarretará em prejuízos no procedimento. 

Fora a questão da idade, em que meninas têm recomendação da cirurgia antes dos meninos, a técnica em si não difere. O que se leva em consideração nos meninos é a própria anatomia do rosto masculino, que segue um padrão diferente em relação ao feminino. 

Portanto, para os meninos, os cirurgiões levarão em conta aspectos que manterão a harmonia natural da face masculina. Um exemplo disso é que homens tendem a ter o nariz naturalmente maiores, ou seja, não seria recomendado alterar essa estrutura para que ela ficasse com características mais femininas. 

De qualquer maneira e independente do gênero, a rinoplastia é indicada para casos, como:

  • Diminuir ou aumentar o tamanho do nariz;
  • Alterar o formato da ponta e do dorso nasal;
  • Corrigir o “nariz de batata” ou tamanho das asas nasais;
  • Corrigir o nariz torto;
  • Reduzir o tamanho das narinas;
  • Afinar a ponta;
  • Amenizar uma giba nasal proeminente;
  • Mudar o ângulo entre o nariz e o lábio superior.

 

Como é feita a avaliação para a rinoplastia?

Agora que você já sabe com quantos anos pode fazer rinoplastia, saiba agora o que é feito na primeira avaliação junto ao cirurgião. Depois de decidir pelo procedimento, o próximo passo é marcar a sua avaliação, é neste momento que paciente e médico discutem as possibilidades e dão os encaminhamentos para a realização do procedimento.

Como estamos falando de pacientes adolescentes, é bom lembrar que é imprescindível a presença dos pais nesta etapa. 

Bom, antes da cirurgia, o médico precisa avaliar alguns fatores, como:

Entender as principais queixas do paciente

Aqui, é comum saber os sentimentos do paciente em relação a sua aparência, o que mais o incomoda, o que ele tem feito para amenizar o incômodo, o que ele espera da cirurgia, ou seja, é o momento de alinhamento das expectativas.

Averiguar o histórico de saúde

Momento de saber doenças preexistentes, procedimentos cirúrgicos anteriores, uso de medicação e tudo mais que envolva aspectos da saúde do paciente. 

Examinar, medir, fotografar o rosto

Na primeira avaliação, o cirurgião vai examinar minuciosamente o rosto do paciente e, através de ferramentas tecnológicas, fará uma simulação bastante realista de como o nariz do paciente ficará após o procedimento.

Este momento é incrível e o mais aguardado nas avaliações, pois é quando o paciente de fato visualiza o resultado final mais próximo possível da realidade. Claro, momento de milhões de expectativas e ansiedade para dar prosseguimento. 

Encaminhar os exames pré-operatórios

Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, é necessário uma bateria de exames para checar as condições de saúde do paciente. 

Repassar o orçamento da cirurgia

Por fim, aquele momento de saber qual será o valor do sonho. É durante a avaliação que o médico também explica sobre quanto custará o procedimento e as formas de pagamento. Lembre-se que o custo total vai além da cirurgia em si, são computados no valor final do procedimento os custos com a anestesia e com o hospital, além de medicamentos e demais recursos necessários para realizar todo o procedimento com segurança. 

Benefícios de fazer rinoplastia mais jovem

A rinoplastia traz uma série de vantagens que vão além da parte estética, corrigindo disfunções respiratórias, como o desvio de septo e até mesmo o ronco. 

Quanto antes você realizar o procedimento, melhor será. Você soube com quantos anos pode fazer rinoplastia em meninos e meninas e viu também que grande parte da procura pelo procedimento se dá mediante as queixas e desconfortos com a aparência. 

Por isso, nada mais justo que não prolongar o incômodo e usar este recurso para melhorar a autoestima. O nariz é um dos pontos que mais chama a atenção em um rosto e conviver por anos infeliz com o que se vê, principalmente na fase jovem da vida, traz diversos traumas. 

Assim, não há, necessariamente, um limite máximo de idade, mas é prudente termos consciência de que a abordagem, o processo e os resultados podem ser afetados quando mais velhos. Anestesia, recuperação, medicamentos, tudo isso leva-se em consideração e são fatores que divergem para grupos diferentes de pacientes. 

Você tem vontade de mudar algum aspecto do seu nariz? Tem interesse em saber mais detalhes sobre o procedimento mais procurado da atualidade? Entre em contato e vamos dar o primeiro passo rumo à realização do seu sonho! 

Voltar

Você também vai gostar de ler

Rinoplastia masculina: mitos, fatos e transformações
  • 05.10.2023
  • |
  • Por: administrador

Rinoplastia masculina: mitos, fatos e transformações

Conheça a rinoplastia masculina! Diferenças anatômicas, vantagens e desafios. Veja os tipos de modificações mais solicitadas, preço e mais.

Saiba mais
Recuperação da rinoplastia: 10 coisas que você precisa saber
  • 05.10.2023
  • |
  • Por: administrador

Recuperação da rinoplastia: 10 coisas que você precisa saber

Descubra tudo sobre a recuperação da rinoplastia, desde o tempo necessário até os cuidados essenciais. Conheça mitos e verdades sobre o processo e saiba o que esperar para alcançar resultados incríveis.

Saiba mais
Rinoplastia ou rinomodelação? Entenda as diferenças
  • 05.10.2023
  • |
  • Por: administrador

Rinoplastia ou rinomodelação? Entenda as diferenças

Descubra as nuances entre rinoplastia e rinomodelação, dois procedimentos estéticos para remodelar o nariz. Conheça as características distintas de cada técnica para tomar uma decisão informada sobre qual abordagem é a mais adequada para você.

Saiba mais

Permita-nos oferecer a assistência personalizada que você merece.