A videolaringostroboscopia é um procedimento de diagnóstico que tem como intenção principal avaliar a função e a anatomia da laringe, especialmente as pregas vocais. Através de um estroboscópio, equipamento de última geração, é possível uma visão detalhada e em câmera lenta da vibração das pregas vocais durante a fala ou o canto.
Entenda como a videolaringostroboscopia acontece na prática!
Primeiro, você receberá todas as informações necessárias a respeito do procedimento, onde o Dr. Edson Fernandes vai tirar todas suas principais dúvidas, fazendo inclusive as instruções apropriadas no pré-procedimento.
A videolaringostroboscopia é um procedimento muito pouco invasivo, sendo muito pouco desconfortável. No entanto, caso necessário, poderá ser aplicado uma anestesia tópica, essa em forma de gel ou spray, minimizando ainda mais possíveis desconfortos.
Após o estágio de preparação, o procedimento é finalmente iniciado, onde o Dr. Edson Fernandes faz a inserção do endoscópio pela boca do paciente até a laringe, emitindo flashes de luz sincronizados com a frequência da vibração das pregas vocais e fazendo o registro das imagens detalhadas.
Com base nas imagens e dados coletados, se tornará possível a elaboração de um diagnóstico, onde nesse momento o Dr. Edson Fernandes junto ao paciente irá discutir possíveis soluções e tratamentos eficientes.
Após a realização da videolaringostroboscopia, o paciente será acompanhado por um curto período de tempo, momento esse somente para garantir que não haja complicações decorrentes da anestesia ou do procedimento. Dependendo do diágnostico, o Dr. Edson Fernandes ainda fará o acompanhamento completo e intensivo do paciente durante o tratamento, afim de garantir os melhores e mais eficientes resultados.
Marque agora mesmo sua videolaringostroboscopia com o Dr. Edson Fernandes e descubra como esse procedimento pode mudar a sua vida, trazendo benefícios vocais únicos!
Mestrado em Ciências da Saúde;
UFG - Chefe serviço de otorrino;
Hospital Alberto Rassi HGG Otorrino: Rinoplastia e Plástica facial.
"É muito gratificante poder com a cirurgia melhorar a vida dos meus pacientes!!"
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência Médica em Otorrinolaringologia pela Universidade Federal de Goiás;
- Preceptor da residência de Otorrinolaringologia do Hospital Geral de Goiânia – HGG;
- Preceptor da Residência de Otorrinolaringologia do Centro de Readaptação e Reabilitação do Henrique Santilo – CRER.
Não deixe que os PROBLEMAS VOCAIS afetarem mais sua vida pessoal e profissional! Agende uma videolaringostroboscopia ainda hoje.
A videolaringostroboscopia geralmente não é dolorosa. Além disso, caso o paciente sinta desconforto no processo, é possível a aplicação de uma anestesia tópica para diminuir o desconforto.
A videolaringostroboscopia ocorre de forma relativamente rápida, sendo um procedimento que pode levar de 5 a 15 minutos apenas.
Na maioria dos casos não. Geralmente, é indicado somente a aplicação de uma anestesia tópica, essa por meio de gel ou spray, aplicada na garganta para diminuir os desconfortos.
O paciente pode falar e comer normalmente após o procedimento, sendo um procedimento que não vai afetar as tarefas básicas e diárias de quem o realiza.
Com a videolaringostroboscopia, você tem a possibilidade de descobrir condições diversas, incluindo pólipos vocais, nódulos, cistos, paralisia das pregas vocais, entre outras.